SBSP [PT-BR]
Introdução
Revision: 07 Mar 2022
ICAO Nome Órgão ATC SSR Tipo de Operação
SBSP Congonhas TWR / GND / DEL 0201-0210 VFR / IFR

Propósitoimage.png.f63f2f9f4ac5d7627b59dba1d5a7be90.png

Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto de Congonhas (SBSP). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.

Abrangência

Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBSP, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.

Desvios Procedimentais

Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.

Posições Operacionais
Revision: 07 Mar 2022
Autorização ATC
Revision: 07 Mar 2022
Gerenciamento de Solo
Revision: 10 Apr 2022

Hangaresimage.png.240d21193d791d99652f9a1cc7f96191.png

Observe o mapa ao lado para conhecer a localização dos hangares de SBSP. O nome deles pode ser usado durante as comunicações para facilitar a indicação de estacionamento de uma determinada aeronave.

Posições de Estacionamento

As posições do PÁTIO 3 de SBSP (gate 1 ao 16) serão destinados às aeronaves comerciais narrow-body (A320, B737, E190...). Assim como as posições de 17 a 29 do PÁTIO "A300".

Para as aeronaves comerciais que não utilizam gate (ATR, C208, E145, CRJ...), deve-se utilizar as posições de 13 a 29.

Para as aeronaves de aviação geral, que não possuem HANGAR de estacionamento, os pátios 1 e 2 devem ser utilizados. Como não há numeração das posições deste pátios, a expressão "posição a seu critério" deve ser utilizada, como no exemplo abaixo:

TWR -> PSEYA, no solo aos 03', livre a esquerda e prossiga o taxi via Q e S e chame o Solo São Paulo em 121.9.

Piloto -> Solo São Paulo, PSEYA, taxiando via Q e S para o pátio 1.

GND -> PSEYA, prossiga via Q e S, pátio 1, posição a critério.

TWR -> PSEYA, on the ground at 03', vacate the runway to the left and taxi via Q and S. Contact São Paulo Ground at 121.9.

Pilot -> São Paulo Ground, PSEYA, taxiing via Q and S to apron 1.

GND -> PSEYA, continue taxi via Q and S, apron 1, position at your discretion.

Pushback no PÁTIO 3

A taxiway M, no PÁTIO PRINCIPAL,  deve servir de apoio às operações de pushback e taxi, para darimage.png.59576cda2664fdadcfa62641a7a542bc.png agilidade ao fluxo aéreo.

Normalmente, as aeronaves estacionadas nas posições de 1 a 15 serão instruídas a efetuarem o pushback para a "faixa N", como no exemplo a seguir:

Piloto -> Solo São Paulo, GLO9923, posição 5, pronto para o pushback e acionamento.

GND -> GLO9923, livre pushback e acionamento na taxiway N, chame para o taxi.

Pilot -> GLO9923, stand 5, ready to pushback and start up.

GND -> GLO9923, pushback and startup approved on N taxiway, report to taxi.

O procedimento acima só poderá ser feito quando envolver duas aeronaves com envergadura igual ou inferior a 36 metros (A320, B737, E190, C25C, LJ45, PA34 ou menores).

image.png.a54bfa976bbe4236b7907566e03e47ad.pngJá o pátio "A300" conta com 3 faixas de rolagem (W, Y e X) que podem ser utilizadas para o pushback. Contudo, NORMALMENTE, as aeronaves estacionadas das posições 17 a 23 realizarão o pushback limitadas à taxiway W; e as aeronaves estacionadas das posições 24 a 29 realização limitadas à taxiway X.

Tal procedimento, no pátio "A300" também deve atender à exigência de envergadura menor do que 36 metros, assim como no pátio principal.

Estacionamento de helicópteros

A maior parte dos estacionamentos de helicópteros em SBSP ocorrem nos hangares particulares, contudo, a administração aeroportuária reserva alguns locais para o estacionamento deste tipo de aeronave. O primeiro, é o pátio "militar" (oficialmente image.png.44f2d0a63a7100b3d64faf19e62fee52.pngchamado de "pátio do pavilhão"), ao lado da posição 1, no pátio principal. Para lá que são destinados os helicópteros militares, e apenas eles. Os demais helicópteros, que não possuam hangar de estacionamento, devem ser destinados ao estacionamento de helicópteros, na parte leste do aeroporto, em frente a taxiway Q.

Decolagem e pouso de helicópteros

É PROIBIDA a operação de decolagem/pouso de helicóptero em local que não seja as pistas de pouso e decolagem.

image.png.0483e00923fdb013a43e90c4c68714fa.pngTaxiway "S"

O ATC deve se atentar para as seguintes limitantes da taxiway "S" (lado leste do aeroporto):

  1. Máxima envergadura permitida 24 metros (MAX SPAM 24M); e
  2. Velocidade máxima de 15kt na taxiway.

Taxiway "O"

O ATC deve se atentar para a seguinte limitante da taxiway "O" (lado leste do aeroporto):

  1. Máxima envergadura permitida 24 metros (MAX SPAM 24M).

Instrução após o pouso

Quando a ACFT estiver na final, a TWR deve questionar qual será o local de estacionamento. A TWR deve então repassar tal informação para o GND SP.

A TWR SP irá transmitir as seguintes informações no momento do pouso de uma aeronave, nesta ordem:

  1. matrícula da aeronave;
  2. hora de pouso;
  3. taxiway a ser utilizada para livrar a pista;
  4. instrução de taxi após livrar, para evitar ocupação desnecessária em taxiway de saída da pista;
  5. frequência do solo para chamar após livrar.

TWR -> PROMX, solo aos 28', livre a pista pela esquerda, autorizado taxi via Q e S, ao livrar, chame o Solo São Paulo em 121.9.

TWR -> PROMX, on ground at 28', vacate to the left, cleared taxi via Q and S, after vacating, contact São Paulo Ground, frequency 121.9.

Quando a aeronave entrar em contato com o Solo São Paulo, as taxiway de taxi serão reforçadas pelo solo, e o hangar de destino (ou box de estacionamento) será informado.

GND -> PROMX, autorizado taxi via Q e S para o hangar VOAR 1.

GND -> PROMX, cleared taxi via Q and S to VOAR 1 hangar.

As taxiway informadas pela TWR na hora do pouso devem atender aos seguintes critérios:

PISTA UTILIZADA HANGAR DE DESTINO INSTRUÇÃO DE TAXI APÓS LIVRAR
RWY 17L LADO LESTE TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY S
LADO OESTE TWY  de livramento
RWY 17R LADO LESTE TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY M (se o tráfego livrar na H, ou F), ou TWY L (se livrar na I, J ou K)
LADO OESTE TWY de livramento
RWY 35R LADO LESTE TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY S
LADO OESTE TWY de livramento
RWY 35L LADO LESTE TWY de livramento
LADO OESTE TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY M (se o tráfego livrar na H, ou F), ou TWY L (se livrar na I, J ou K)

Exemplos:

  • Tráfego pousando na RWY35L, com destino ao HANGAR VOAR 3
    • "PTOMX, solo aos 50', livre pela direita, autorizado taxi via B até o ponto de espera da RWY35R";
  • Tráfego pousando na RWY17R, com destino ao box 3
    • "GLO1829, solo aos 51', livre pela direita, autorizado taxi via I e M, ao livrar, chame o Solo São Paulo em 121.9".

NOTA: devido ao tempo de taxi dos tráfegos que livrarem na taxiway Q (para o ESTACIONAMENTO DE HELICÓPTEROS), ou na taxiway S (para o PÁTIO 1, ou para o TAM EXECUTIVA 1), ou na taxiway E ou F (para o PÁTIO DO PAVILHÃO), a TWR irá instruir os tráfegos a MONITORAREM o GND SP em 121.9, conforme o exemplo a seguir:

TWR -> FAB2501, solo aos 28', livre a pista pela esquerda, autorizado taxi via F e M para a posição 2A (pátio do pavilhão), ao livrar, MONITORE o Solo São Paulo em 121.9.

TWR -> FAB2501, on ground at 28', vacate to the left, cleared taxi via F and M to box 2A, after vacating, monitor São Paulo Ground, frequency 121.9.

Partida de parte intermediária da RWY

Conforme instrução do DECEA, sempre que a sugestão/instrução de decolagem de parte intermediária da RWY partir do ATC, a quantidade remanescente de pista deve ser informada. Para isso, deve-se observar o gráfico abaixo:

image.png.68c73244e9ed377b6334c9a2cb0b330f.png

Gerenciamento do Circuito de Tráfego
Revision: 20 Mar 2022

Coordenação com o APP XP

Sempre que um tráfego estiver evoluindo no circuito de tráfego de SBSP, e o APP XP estiver online, as manobras de 360º na perna do vento, ou as de estender a perna do vento, devem ser IMEDIATAMENTE coordenadas com o APP.

Restrições no Circuito de Tráfego

Normalmente, as CHEGADAS para o Circuito de Tráfego obedecerão as entradas previstas na VAC, pelas posições:

  • Washington Luís;
  • Maria Maluf;
  • Clube Sírio.

Já as SAÍDAS do Circuito de Tráfego irão obedecer ao que está previsto neste capítulo, em PARTIDAS VFR.

Transferência de Controle
Revision: 20 Mar 2022
Área de Controle Helicóptero [HELI CONTROL]
Revision: 21 Mar 2022

 A Área de Controle Helicóptero está localizada dentro da CTR SAO PAULO (Classe D, do GND até 3600FT; e controladimage.png.1f137750dae6a5af94f5970b5ed711c3.pnga pela TWR SP). Na vida real, tal porção do espaço aéreo é controlada pelo "HELI CONTROL" (subdivisão da TWR SP), na frequência 118.35. Contudo, devido as características dos tráfegos atuais da POSCON, o HELI CONTROL estará desativado e agrupado à TWR SP (o que não proíbe ativações futuras e/ou temporárias).

A área de Controle Helicóptero é um retângulo que se estende do eixo da final da RWY17, com 2,5NM para cada lado do eixo, e 6NM para a final (como na imagem ao lado. Clique nela para ampliar).

Nesta região, a TWR SP deverá emitir autorizações e restrições para que os helicópteros não conflitem com os tráfegos pousando na RWY17, ou decolando da RWY35.

Separação composta poderá ser aplicada na aproximação final da RWY 17 e/ou rampa de decolagem da RWY 35 de SBSP, entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na Área de Controle de Helicópteros. Separação composta mínima a ser empregada: 2,5 NM X 500 FT.

Muitos helipontos estão situados na área de controle helicóptero. Para facilitar a consciência situacional, foram criados setores numerados de A1 a A6 (lado esquerdo), e B1 a B6 (lado direito). Portanto, tais quadrantes podem ser utilizados na fonia para ajudar os envolvidos a se localizarem. Como no exemplo a seguir:

TWR SP -> PTOMS, confirme o quadrante de destino.

Piloto -> O destino é o Edifício Birmann 21, no quadrante A4, próximo à marginal Pinheiros.

TWR SP -> PTOMS, confirm your destination quadrant.

Pilot -> It's on Birmann 21 building, on the A4 quadrant. Near the Pinheiro marginal.

Outro exemplo em que podemos utilizar os quadrantes é para a informação de tráfego:

TWR SP -> PPMMZ, mantenha espera no quadrante A3, informo um AS50 do quadrante A2 para o B2.

TWR SP -> PPMMZ, maintain position on A3 quadrant. I inform an AS50, on the A2 quadrant to B2 inbound.

Para fins de informação, cada quadrante da Área de Controle Helicóptero tem 1NM de altura, e 2,5NM de comprimento.

TODO HELICÓPTERO QUE FOR EVOLUIR NA ÁREA DE CONTROLE HELICÓPTERO deve entrar em contato com a TWR SP. Casos excepcionais podem ocorrer após PRÉVIA COORDENAÇÃO entre os envolvidos.

NOTAM
Revision: 04 Apr 2022

Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.

NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.

Outras Informações
Revision: 21 Mar 2022
Changelog
Revision: 21 Mar 2022
# Data Descrição Autor
- 20MAR22 Criação do documento Juvenal Gomes (1025243)