Brazil Division
ICAO | Nome | Órgão ATC | SSR | Tipo de Operação |
SBBR | Presidente Juscelino Kubitschek | TWR / GND / DEL | 0111-0130 | VFR / IFR |
Propósito
Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.
Abrangência
Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBBR, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.
Desvios Procedimentais
Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.
Posição | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
Torre | Torre Brasília | 118.100 | BR1 |
Solo | Solo Brasília | 121.800 | BR2 |
Tráfego | Tráfego Brasília | 121.000 | BR3 |
Posição | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
Controle | Controle Brasília | 129.150 | WR1 |
Posição | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
Centro | Centro Brasília | 126.750 | BS1 |
AEROVIA | SID | TRANSIÇÃO |
---|---|---|
UL452 | ESBUX 4A | DOLVI |
UM403 | PAPID 1A | SIREM |
UM532 | ROMIK | |
UM668 | GNV | |
UZ18 | PANOK 3C | USESO |
UZ19 | SELDI 1A | - |
UZ2 [NORTE] | ESBUX 4A | DOMLI |
UZ2 [SUL] | SEMDU 1A | MAVNI |
UZ24 | ESBUX 4A | DOLVI |
UZ25 | DOTKA | |
UZ26 | KOGLI | |
UZ27 | PANOK 3C | SAPRU |
UZ32 | KOMGI | - |
UZ33 | ESBUX 4A | PAPES |
UZ35 | SEMDU 1A | MUGIS |
UZ40 | ESBUX 4A | PAPES |
UZ5 [NORTE] | OPSAM | |
UZ5 [SUL] | SEMDU 1A | EDMIN |
UZ51 | PANOK 3C | USESO |
UZ59 | ARPON | |
UZ6 | SEMDU 1A | NIMKI |
UZ76 | ESBUX 4A | KOGDI |
AEROVIA | SID | TRANSIÇÃO |
---|---|---|
UL452 | KOTVU 3B | DOLVI |
UM403 | MOXOB 3B | SIREM |
UM532 | ROMIK | |
UM668 | GNV | |
UZ18 | KOTVU 3C | USESO |
UZ19 | SIGER 1A | SELDI |
UZ2 [NORTE] | KOTVU 3B | DOMLI |
UZ2 [SUL] | LIVEV 1B | MAVNI |
UZ24 | KOTVU 3B | DOLVI |
UZ25 | DOTKA | |
UZ26 | KOGLI | |
UZ27 | KOTVU 3C | SAPRU |
UZ32 | SIGER 1A | KOMGI |
UZ33 | KOTVU 3B | PAPES |
UZ35 | LIVEV 1B | MUGIS |
UZ40 | KOTVU 3B | PAPES |
UZ5 [NORTE] | OPSAM | |
UZ5 [SUL] | LIVEV 1B | EDMIN |
UZ51 | KOTVU 3C | USESO |
UZ59 | ARPON | |
UZ6 | LIVEV 1B | NIMKI |
UZ76 | KOTVU 3B | KOGDI |
AEROVIA | SID | TRANSIÇÃO |
---|---|---|
UL452 | TINSI 3A | DOLVI |
UM403 | GAXON 1A | SIREM |
UM532 | ROMIK | |
UM668 | - | - |
UZ18 | UBRUR 2A | USESO |
UZ19 | NEDES 1A | SELDI |
UZ2 [NORTE] | TINSI 3A | DOMLI |
UZ2 [SUL] | GAXON 1A | MAVNI |
UZ24 | TINSI 3A | DOLVI |
UZ25 | DOTKA | |
UZ26 | KOGLI | |
UZ27 | UBRUR 2A | SAPRU |
UZ32 | NEDES 1A | SIGER |
UZ33 | TINSI 3A | PAPES |
UZ35 | GAXON 1A | MUGIS |
UZ40 | TINSI 3A | PAPES |
UZ5 [NORTE] | OPSAM | |
UZ5 [SUL] | GAXON 1A | EDMIN |
UZ51 | UBRUR 2A | USESO |
UZ59 | ARPON | |
UZ6 | GAXON 1A | NIMKI |
UZ76 | TINSI 3A | KOGDI |
AEROVIA | SID | TRANSIÇÃO |
---|---|---|
UL452 | UTPAS 3B | DOLVI |
UM403 | BOBEM 1A | SIREM |
UM532 | ROMIK | |
UM668 | - | - |
UZ18 | PANOK 2B | USESO |
UZ19 | KIACA 1A | SELDI |
UZ2 [NORTE] | UTPAS 3B | DOMLI |
UZ2 [SUL] | BOBEM 1A | MAVNI |
UZ24 | UTPAS 3B | DOLVI |
UZ25 | DOTKA | |
UZ26 | KOGLI | |
UZ27 | PANOK 2B | SAPRU |
UZ32 | KIACA 1A | SIGER |
UZ33 | UTPAS 3B | PAPES |
UZ35 | BOBEM 1A | MUGIS |
UZ40 | UTPAS 3B | PAPES |
UZ5 [NORTE] | OPSAM | |
UZ5 [SUL] | BOBEM 1A | EDMIN |
UZ51 | PANOK 2B | USESO |
UZ59 | ARPON | |
UZ6 | BOBEM 1A | NIMKI |
UZ76 | UTPAS 3B | KOGDI |
DIREÇÃO | SID | TRANSIÇÃO |
NORDESTE | PANOK3C | ARPON |
SAPRU | ||
USESO | ||
SUL | SEMDU1A | MUGIS |
NIMKI | ||
MAVNI | ||
EDMIN | ||
SUDOESTE | PAPID1A | TIPTU |
SIREM | ||
GNV | ||
ROMIK | ||
NORTE | ESBUX4A | OPSAM |
DOMLI | ||
DOTKA | ||
KOGLI | ||
DOLVI | ||
GIGTI | ||
KOGDI | ||
PAPES | ||
NORDESTE |
ARPON1A ARPON1B |
ARPON |
ARPON | ||
SUDESTE | KOMGI1A | KOMGI |
NORDESTE | SELDI1A | SELDI |
DIREÇÃO | SID | TRANSIÇÃO |
SUL | LIVEV1B | MUGIS |
NIMKI | ||
MAVNI | ||
EDMIN | ||
SUDOESTE | MOXOB3B | TIPTU |
SIREM | ||
GNV | ||
ROMIK | ||
NORTE | KOTVU3B | OPSAM |
ILSUL | ||
DOMLI | ||
DOTKA | ||
KOGLI | ||
DOLVI | ||
GIGTI | ||
KOGDI | ||
PAPES | ||
NORDESTE | KOTVU2D | ARPON |
KOTVU2E |
FSA ARPON |
|
SUDESTE | SIGER1A | SELDI |
KOMGI |
DIREÇÃO | SID | TRANSIÇÃO |
SUL | GAXON1A | MUGIS |
NIMKI | ||
MAVNI | ||
EDMIN | ||
SIREM | ||
ROMIK | ||
NORDESTE | NEDES1A | FSA |
KOLDA | ||
SIGER | ||
SELDI | ||
NORTE | TINSI3A | OPSAM |
ILSUL | ||
DOMLI | ||
DOTKA | ||
KOGLI | ||
DOLVI | ||
GIGTI | ||
PAPES | ||
KOGDI | ||
NORDESTE | UBRUR2A | USESO |
SAPRU | ||
ARPON |
DIREÇÃO | SID | TRANSIÇÃO |
SUL | BOBEM1A | MUGIS |
NIMKI | ||
MAVNI | ||
EDMIN | ||
SIREM | ||
ROMIK | ||
NORDESTE | KIACA1A | KOLDA |
SELDI | ||
SIGER | ||
NORDESTE | PANOK2B | USESO |
SAPRU | ||
ARPON | ||
NORTE | UTPAS3B | OPSAM |
ILSUL | ||
DOMLI | ||
DOTKA | ||
KOGLI | ||
DOLVI | ||
GIGTI | ||
KOGDI | ||
PAPES |
PISTA | DIREÇÃO | SID | TRANSIÇÃO |
29L | NORTE | ANPAX2A | PANOK |
FSA | |||
KOLDA | |||
ARPON | |||
NORTE | KOGLI2A | KOGLI | |
SUL | LUZ1A | ISOPI | |
OPRAX | |||
29R | NORTE | KOGLI1B | KOGLI |
NORDESTE | UKENA2A | PANOK | |
FSA | |||
KOLDA | |||
ARPON | |||
11L | NORDESTE | FSA3A | KOLDA |
ARPON | |||
LESTE | OTAFO1A | OTAFO | |
SUL | IRITU1A | ISOPI | |
OPRAX | |||
NORTE | NIRDI1A | PANOK | |
KOGLI | |||
11R | LESTE | KOTVU1A | OTAFO |
FSA | |||
ARPON | |||
SUL | LUZ2D | ISOPI | |
OPRAX | |||
NORTE | MIBIS1A | PANOK | |
KOGLI |
A frequência a ser chamada após a decolagem deverá obedecer a seguinte lista de prioridade, a depender de qual ATC estará online no momento:
# | Posição | Frequência | ID |
1 | SBWR_APP | 129.150 | WR1 |
2 | SBBS_ACC | 126.750 | BS1 |
3 | FREQUÊNCIA LIVRE | 123.45 | - |
O ATCO deverá informar a frequência de decolagem no momento da autorização do plano de voo.
NOTA: Caso a aeronave permaneça no circuito de tráfego após a decolagem, ou vá permanecer próximo ao aeroporto; o piloto deve ser instruído a manter a escuta da Torre Brasília após a decolagem.
Segundo o DECEA, ROTA PREFERENCIAL é toda "Rota obrigatória, previamente estabelecida de forma colaborativa e publicada pelo CGNA, relacionada ao voo entre localidades de origem e destino ou apenas a um trecho de rota" (DECEA, ICA 100-22, 2018).
Desta forma, o ATC deve SEMPRE consultar as ROTAS PREFERENCIAIS em vigor antes de conectar na posição desejada. Para isso, entre no site do AISWEB para checar tais informações.
Passos para determinar a SID a ser paga:
- Caso o APP Brasília (WR1) esteja online, TODAS as SID devem ser fornecidas pelo APP antes da emissão da Autorização ATC;
- Utilize as cartas disponíveis no AISWEB para determinar a SID correta baseada no tipo da aeronave e rota.
Todas as Partidas VFR devem ser coordenadas com o APP Brasília (WR1) antes da decolagem. Para tal, é necessário informar:
- O corredor visual que a aeronave irá ingressar após a decolagem.
De posse dessas informações, o APP Brasília (WR1) será capaz de informar como deve ser a partida da aeronave (se direto para o corredor, ou se seguirá alguma instrução específica).
É importante que a Torre Brasília conheça as posições dos corredores visuais (REA), uma vez que elas poderão ser utilizadas para as aeronaves que partem.
Este é um tráfego diferente do normal. Antes de emitir a Autorização ATC para o tráfego, a TWR Brasília deve questionar as intenções da tripulação. De posse das informações, deve-se coordenar a SID com o APP Brasília (WR1), ou com o ACC Brasília (BS1), caso o APP Brasília esteja offline. Só então a Autorização ATC deve ser emitida.
Posições de estacionamento
Normalmente, as aeronaves que se destinam à SBBR devem atender às seguintes regras para direcionamento de estacionamento:
TIPO | POSIÇÃO |
Azul | 17 - 20 |
Gol | 5 - 16 |
Latam | 24 - 41 |
Internacionais | 1 - 2 (M) | 3 - 4 (M e H) |
Cargo | 52 - 60 (L e M) | 47 - 49 (H) |
Executiva | 67 - 70 |
ATR | 49A - 51 |
Posições Remota e Geral | 42 - 46 e 61 - 66 |
Aeronaves Militares | Pátio Militar |
TGL em SBBR
Apesar de ser área de responsabilidade da TWR Brasília (BR1), o controlador deverá manter o APP Brasília (WR1) sempre informado da existência de aeronave realizando TGL em SBBR; assim como, quando a aeronave for realizar manobras de 360º na perna do vento, ou estender a perna do vento.
Restrições no Circuito de tráfego
-
RWY 11L/29R
- Aeronaves procedentes dos Setores Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste e Leste, deverão entrar no circuito de tráfego pelo setor Norte do aeródromo;
- aeronaves procedentes dos Setores Sudeste, Sul e Sudoeste, deverão solicitar autorização à TWR-BR para cruzamento do Aeródromo e entrada no Circuito de Tráfego;
- decolagem RWY 11L: Curva à esquerda obrigatória, exceto quando autorizado pela TWR-BR;
- decolagem RWY 29R: Curva à direita obrigatória exceto quando autorizado pela TWR-BR;
- decolagem da RWY 11L/29R: Iniciar curva após 4000'.
-
RWY 11R/29L
- Aeronaves procedentes dos Setores Oeste, Sudoeste, Sul, Sudeste, deverão entrar no circuito de tráfego pelo setor Sul do aeródromo;
- aeronaves procedentes dos Setores Noroeste, Norte, Nordeste e Leste deverão solicitar autorização à TWR-BR para cruzamento do aeródromo e entrada no Circuito de Tráfego;
- decolagem RWY 11R: Curva à direita obrigatória, exceto quando autorizado pela TWR-BR;
- decolagem RWY 29L: Curva à esquerda obrigatória, exceto quando autorizado pela TWR-BR;
- decolagem da RWY 11R/29L: Iniciar curva após 4000'.
Os tráfegos IFR serão, normalmente, transferidos pelo APP Brasília (WR1), ou pelo ACC Brasília (BS1), caso o APP Brasília esteja offline, quando na final do procedimento IFR.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP Brasília, ou ACC Brasília, online, a TWR Brasília deve começar a estabelecer contato, através da frequência GUARD (121.5), com o tráfego IFR chegando quando iniciando o procedimento IFR.
Com controle adjacente online
Durante a autorização de decolagem, a TWR BR irá instruir a aeronave a chamar o APP WR, ou o ACC BS (quando o APP WR estiver offline), conforme o exemplo a seguir:
PSGUV, pista 1-1 direita, autorizado alinhar e decolar, vento 1-7-0 graus, 8kt. Após a decolagem, primeira curva a direita e Controle Brasília em 129.15.
PSGUV, runway 1-1 right, cleared to lineup and takeoff, wind 1-7-0 degrees, 8kt. After airborne, first turn to the right and contact Brasilia Control, frequency 129.15.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP WR, ou ACC BS, online, a TWR deve passar a instrução de troca de frequência também durante a autorização de decolagem, como no exemplo a seguir:
PRMOM, pista 1-1 direita, autorizado alinhar e decolar, vento 2-0-0 graus, 2kt. O próximo controlador está offline. Após a decolagem, primeira curva a direita, e autorizado troca de frequência.
PRMOM, runway 1-1 right, cleared to lineup and takeoff, wind 2-0-0 degrees, 2kt. The next controller is offline. After airborne, first turn to the right and frequency change approved.
Os tráfegos VFR serão, normalmente, transferidos pelo APP Brasília, ou pelo ACC Brasília, caso o APP Brasília esteja offline, quando a aeronave estiver a 1 minuto para a última posição do corredor visual em que se encontra.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP Brasília, ou ACC Brasília, online, a TWR Brasília deve estabelecer contato, através da frequência GUARD (121.5), com o tráfego VFR chegando quando a ACFT passar a última posição do corredor visual; ou a 15NM de SBBR, caso a aeronave não esteja voando nos corredores.
As aeronaves VFR partindo, que não irão permanecer no circuito de tráfego, devem ser transferidas para o APP Brasília logo após a decolagem, ou para o ACC Brasília caso o APP Brasília esteja offline.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP Brasília, ou ACC Brasília, online, a TWR Brasília deve autorizar a troca de frequência após a decolagem utilizando a seguinte fraseologia:
PTOMX, decolado aos 06', o próximo controlador está offline, autorizado livrar a frequência.
PTOMX, airborne at 06', next controller is offline, frequency change approved.
O Aeroporto de Brasília pode operar, também, o procedimento de Decolagens Paralelas Simultâneas Independentes que consiste em decolagens IFR independentes, o único requisito para a condução de decolagens IFR independentes será a existência de comunicações rádio bilaterais satisfatórias para qualquer outra forma especializada de controle ou especificação de navegação.
-
A TWR deverá informar às aeronaves envolvidas na operação de DPSI o sentido da primeira curva após a decolagem. Essa informação, transmitida via fonia ou data link, na autorização de tráfego no CLR e reforçada na autorização de decolagem.
NOTA: As aeronaves com capacidade data link poderão receber a informação de primeira curva pelo DCL com a mensagem “AFT DEP FST TURN TO RIGHT/LEFT”.NÃO IMPLEMENTADO
-
A tripulação, ao receber a informação inicial da primeira curva, deverá verificar a programação do FMS ou conferir a seleção do procedimento. Atenção especial deve ser dada à seleção da pista em uso informada pela TWR-BR.
-
O piloto em comando deverá cotejar a informação de primeira curva dada pela TWR e devido à particularidade da DPSI, o piloto deverá chamar o APP imediatamente e após a decolagem (ao sair do solo, ou no máximo, ao cruzar a cabeceira oposta). O atraso na mudança da frequência pode reduzir o tempo hábil para o APP-BR resolver situações de tráfego ocorridas logo após a decolagem.
-
Caso, após a autorização inicial, por qualquer motivo, a aeronave seja autorizada a prosseguir para decolagem em pista diferente à inicialmente autorizada, a TWR deve reiterar a informação de modificação do procedimento de saída e do lado da primeira curva.
- Durante as operações de DPSI espera-se que a tripulação esteja especialmente atenta à trajetória do procedimento de saída e à direção da primeira curva após a decolagem. Caso o piloto automático da aeronave execute trajetória diversa da autorizada, a tripulação deve reagir de imediato, retornando ao perfil previsto do procedimento autorizado e informando ao APP tão logo quanto possível.
Casos de suspensão ou cancelamento da DPSI:
- Condições meteorológicas adversas na TMA, especialmente quando estas afetarem as trajetórias de aproximação e saída de SBBR;
- Decolagem ou aproximação de aeronaves em emergência, transportando Chefe de Estado ou em evacuação aeromédica (TROV/TREN);
NOTA: Tal supensão será coordenada entre o APP e a TWR, e será informada aos aeronavegantes por fonia.
Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.
NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.
INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ATS
- A Torre Brasília não informará a hora de decolagem as aeronaves. As instruções quanto a frequência do órgão ATC a ser chamado após a decolagem e instruções complementares serão emitidas juntamente com a autorização de decolagem.
- Nas operações de pouso, os pilotos não reportarão para a Torre Brasília a condição do trem de pouso, exceto nas situações de EMERGÊNCIA com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
# | Data | Descrição | Autor |
---|---|---|---|
- | 06MAR22 | Criação do documento | Luiz Machado (1028723) |