Brazil Division
ICAO | Nome | Órgão ATC | SSR | Tipo de Operação |
---|---|---|---|---|
SBPJ | Brigadeiro Lysias Rodrigues | TWR | 0101 - 0110 | VFR / IFR |
Propósito
Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto de Palmas (SBPJ). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.
Abrangência
Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBPJ, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.
Desvios Procedimentais
Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.
Posição | Callsign | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
---|---|---|---|---|
Torre | SBPJ_TWR | Torre Palmas | 118.000 | PJ1 |
Controle* | SBXD_APP | Controle Palmas | 119.000 | XD1 |
*AFIS em SBPJ fornecido pelo APP Palmas das 2100z-0859z.
Posição | Callsign | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
---|---|---|---|---|
Controle | SBXD_APP | Controle Palmas | 119.000 | XD1 |
Posição | Callsign | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
---|---|---|---|---|
Centro | SBBS_ACC | Centro Brasília | 126.750 | BS1 |
Centro | SBAZ_ACC | Centro Amazônico | 126.150 | AZ1 |
Centro | SBRE_ACC | Centro Recife | 128.8 / 125.4 | RE1 |
Segundo o DECEA, ROTA PREFERENCIAL é toda "Rota obrigatória, previamente estabelecida de forma colaborativa e publicada pelo CGNA, relacionada ao voo entre localidades de origem e destino ou apenas a um trecho de rota" (DECEA, ICA 100-22, 2018).
Desta forma, o ATC deve SEMPRE consultar as ROTAS PREFERENCIAIS em vigor antes de conectar na posição desejada. Para isso, entre no site do AISWEB para checar tais informações.
Posições de estacionamento
Normalmente, as aeronaves que se destinam ao SBPJ devem atender às seguintes regras para direcionamento de estacionamento:
TIPO DE VOO | ENVERGADURA (x) | PÁTIO | POSIÇÃO |
---|---|---|---|
Linha Aérea | x > 36M | 1 | 1 ou 5 |
16M < x < 36M | 2, 3 ou 4 | ||
x < 16M | 5, 5A, 6 ou 7 | ||
Aviação geral | x > 20M | 1 ou 5 | |
12M < x < 20M | 2 | 1 a 3 | |
x < 12M | 4 a 13 | ||
Militares | QUALQUER | 1 | 1 ou 5 |
Helicópteros | QUALQUER | 1L ou 1R |
NOTA: Caso o piloto solicite estacionamento no Hangar do pátio 2, é responsabilidade do operador da aeronave a garantia de que o hangar atende às necessidades operacionais.
Taxi para a decolagem
O SBPJ possui uma característica peculiar de pequenos aeroportos do Brasil: a necessidade da realização de backtrack (ingressar na pista de pouso e decolagem por uma parte intermediária, taxiar sobre a pista para poder alinhar na cabeceira) para a decolagem. Esse ponto diminui muito a capacidade operacional do aeroporto, e os controladores devem estar atentos a isso.
Como a documentação brasileira é um pouco omissa com relação a esse tipo de operação, procura-se utilizar a seguinte fraseologia nesses casos:
GLO1829, autorizado ingressar na pista, reporte alinhado cabeceira 14.
GLO1829, cleared to join on runway, report lined up threshold 14.
Operação de Helicópteros
As únicas posições homologadas para estacionamento de helicópteros são: 1R, 1L. Por esse motivo, muita atenção ao instruir uma outra aeronave que não seja helicóptero a estacionar na posição 1 do pátio 1 (ela irá invalidar as únicas posições de asa rotativa do aeroporto). Caso o piloto declare intenções, o helicóptero pode ser direcionado para o Hangar do pátio 2 (Hangar do Estado).
Partida de parte intermediária da RWY
Conforme instrução do DECEA, sempre que a sugestão/instrução de decolagem de parte intermediária da RWY partir do ATC, a quantidade remanescente de pista deve ser informada. Para isso, deve-se observar o gráfico abaixo:
Operação de Helicópteros
O pouso e decolagem de asa rotativa será feito pela pista de pouso e decolagem (RWY 14/32); contudo, caso o comandante declare na fonia que tem condições, ele pode realizar o pouso/decolagem diretamente pelas taxiway A, B ou C (a depender do pátio de destino). Para esses casos, a fraseologia empregada será:
PTOSH, tem condições de pouso direto na taxiway Charlie?
PTOSH, do you have conditions to approach directly to Charlie taxiway?
Este tipo de procedimento só pode ser utilizado para as aeronaves que se aproximam/decolem pelo/para setor Norte. Para as que se aproximam/decolem pelo/para setor Sul, deve-se utilizar a RWY 14/32.
NOTA: não é permitida a operação de pouso e decolagem direta do pátio.
TGL em SBPJ
Apesar de ser área de responsabilidade da TWR Palmas (PJ1), o controlador deverá manter o APP Palmas (XD1) sempre informado da existência de aeronave realizando TGL em SBPJ; assim como, quando a aeronave for realizar manobras de 360º na perna do vento, ou estender a perna do vento.
Restrições no Circuito de tráfego
Não há restrições de entrada/saída de aeronaves do Circuito de tráfego para SBPJ.
As aeronaves IFR partindo devem ser transferidas para o APP Palmas (XD1) logo após a decolagem, ou para o ACC Brasília (BS1) caso o APP Palmas esteja offline.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP Palmas, ou ACC Brasília, online, a TWR Palmas deve autorizar a troca de frequência após a decolagem utilizando a seguinte fraseologia:
PTOMX, decolado aos 06', o próximo controlador está offline, autorizado livrar a frequência.
PTOMX, airborne at 06', next controller is offline, frequency change approved.
Quando o APP Palmas estiver oferecendo o AFIS em SBPJ, entre 21z e 0859z, os procedimentos abaixo devem ser observados:
Autorização ATC
Antes de emitir a Autorização ATC, e após informar as condições meteorológicas, o APP Palmas deve questionar o piloto sobre qual será a pista utilizada para decolagem pela tripulação (conforme fraseologia abaixo). De posse dessa informação, o APP irá definir uma SID para a ACFT e então emitir a Autorização ATC.
AZU1231, vento 2-3-0º, 7KT, ajuste de altímetro 1-0-1-0, temperatura 1-8º, visibilidade 5km devido chuva leve sobre o aeródromo, hora certa 4-7'. Confirme a pista que irá utilizar para a decolagem.
GLO1817, wind 2-3-0º, 7KT, altimeter setting 1-0-1-0, temperature 1-8º, visibility 5km due to light rain over the airfield, time check 4-7'. Confirm which runway do you intend to use for departure.
Informação de Tráfego
Devido a peculiaridade do serviço, durante a prestação do AFIS, o SBPJ passa a ser um aeródromo não controlado. Portanto, não há o que se falar em AUTORIZAÇÃO de taxi, pushback, ingresso em pista e decolagem; assim como autorização de pouso. Para tanto, é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO que o APP Palmas forneça constantemente informações atualizadas sobre a posição e intenção das outras aeronaves. Ou, no caso de ausência de outras aeronaves, tal informação também deve ser prestada, seguindo os exemplos abaixo.
Piloto -> Controle Palmas, GLO1817, box 2, iniciando o pushback e acionamento.
APP -> Controle Palmas ciente, não há tráfego conhecido a reportar.
Pilot -> Palmas Control, GLO1817, stand 2, starting pushback and startup.
APP -> Palmas Control roger, no reported traffic.
Vamos exemplificar uma situação em que um tráfego esteja se aproximando do ponto de espera para decolagem e outro tráfego esteja na final:
Piloto -> Controle Palmas, PTOMX se aproximando do ponto de espera RWY14.
APP -> Controle Palmas ciente, informação de tráfego Boeing 737 na final RWY14, a 5NM.
Piloto -> Ciente, o PTOMX vai manter o ponto de espera.
Pilot -> Palmas Control, PTOMX, approaching hold point RWY14.
APP -> Roger, traffic information, a Boeing 737 on final RWY14, 5NM.
Pilot -> Roger, PTOMX will hold short RWY14.
Início da prestação do AFIS
Assim como na TWR, o início da prestação do AFIS pelo APP Palmas dar-se-á seguindo a seguinte tabela:
VFR | A 10 milhas de SBPJ |
IFR | Na final do procedimento IFR |
Designação de Estacionamento
Como na vida real esta é uma atribuição do Administrador do Aeroporto, e no virtual nós não simulamos isso, mesmo durante a prestação do AFIS, o APP Palmas é quem irá designar o local de estacionamento. Contudo, vale salientar: NÃO DEVE SER DADA AUTORIZAÇÃO DE TAXI PARA QUE A AERONAVE SE DIRIJA PARA A POSIÇÃO.
Piloto -> Controle Palmas, PSEYA, no solo aos 0-8'.
APP -> Controle Palmas ciente, reporte livrando a pista, local de estacionamento será no pátio 1, posição 5.
Pilot -> Palmas Control, PSEYA, on the ground at 0-8'.
APP -> Roger, PSEYA, report vacating the runway, proceeding to stand 5, on apron 1.
Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.
NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.
Não será aplicado no Aeroporto de Palmas o conceito de "pista preferencial". Assim sendo, deve-se levar em consideração, primeiramente, a direção e a intensidade do vento. Caso a intensidade do vento esteja menor do que 6kt, a pista em uso pode ser escolhida baseada nos ganhos operacionais para o ATC, ou para o piloto.
Os seguintes pontos devem ser observados quando do início do procedimento de Aproximação Perdida de uma aeronave IFR pousando:
- coordenar IMEDIATAMENTE com o APP Palmas, ou ACC Brasília, caso o APP esteja offline, quando a Torre Palmas perceber que a aeronave está iniciando aproximação perdida;
- não modificar, EM HIPÓTESE ALGUMA, o procedimento de aproximação perdida de uma aeronave; a não ser que o piloto informe a intenção de ingressar no circuito de tráfego;
- transferir o tráfego para o APP Palmas, para o ACC Brasília (caso o APP Palmas esteja offline), ou autorizar troca de frequência, caso não tenha próximo controlador online, o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL;
- entender que a carga de trabalho da tripulação durante o procedimento de aproximação perdida pode estar elevado; causando respostas mais lentas às solicitações e instruções ATC.
A Torre Palmas só poderá receber plano de voo via fonia para aeronaves em operação SAR, e outras previstas em regulamento oficial do DECEA.
NOTA: equipara-se à operação SAR, as aeronaves em missão de radio patrulhamento.
SBPJ não conta com ATIS, assim sendo, a TWR deve prestar a informação meteorológica para todas as aeronaves que partem, contendo as seguintes informações, e na ordem:
- pista em uso;
- direção e velocidade do vento, incluindo suas variações significativas;
- ajuste de altímetro
- temperatura
- visibilidade existente no setor de decolagem, ou valor do RVR correspondente à pista em uso; e
- hora certa
Fraseologia:
GLO1817, pista em uso 1-4, vento 1-4-0º, 8KT, ajuste de altímetro 1-0-1-2, temperatura 2-8º, visibilidade 8km, hora certa 5-6'.
GLO1817, runway in use 1-4, wind 1-4-0º, 8KT, altimeter setting 1-0-1-2, temperature 2-8º, visibility 8km, time check 5-6'.
# | Data | Descrição | Autor |
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- | 28FEV22 | Criação do documento | Juvenal Gomes (1025243) |