Brazil Division
ICAO | Nome | Órgão ATC | SSR | Tipo de Operação |
---|---|---|---|---|
SBRF | Guararapes - Gilberto Freyre | TWR / GND / DEL | 0201-0210 | VFR / IFR |
Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto dos Guararapes (SBRF). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.
Abrangência
Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBRF, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.
Desvios Procedimentais
Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.
As aeronaves VFR decolando de SBRF sempre serão autorizadas, após livrar o circuito de tráfego, a voar DCT para a posição CAIS DE SANTA RITA (para ingresso na REA ITAMARACÁ), ou para a posição LAGOA AZUL (para ingresso na REA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ou na REA SUAPE).
SOMENTE após coordenação entre TWR e APP RECIFE (ou ACC, caso o APP esteja offline), uma aeronave pode ser autorizada a voar para outra posição após a decolagem.
Coordenação com o APP WF
Sempre que um tráfego estiver evoluindo no circuito de tráfego de SBRF, e o APP WF estiver online, as manobras de 360º na perna do vento, ou as de estender a perna do vento, devem ser IMEDIATAMENTE coordenadas com o APP.
Restrições no Circuito de Tráfego
Normalmente, as CHEGADAS para o Circuito de Tráfego dar-se-ão pelas posições:
- Cais de Santa Rita;
- Lagoa Azul; ou
- outra posição previamente coordenada entre o APP e a TWR
Já as SAÍDAS do Circuito de Tráfego irão obedecer o que está previsto neste capítulo, em PARTIDAS VFR.
Com controle adjacente online
As aeronaves VFR partindo, serão instruídas a chamar o APP WF, ou o ACC RE, quando o APP estiver offline, quando estiverem ingressando nas REA.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP WF, ou ACC RE, online, a TWR deve autorizar a troca de frequência, após a aeronave livrar a CTR RECIFE, utilizando a seguinte fraseologia:
Piloto -> Torre Recife, PTOZZ, passando a posição FORTE ORANGE.
Torre -> PTOZZ, o próximo controlador está offline, autorizado livrar a frequência.
Pilot -> Recife Tower, PTOZZ, passing FORTE ORANGE position.
Tower -> PTOZZ, the next controller is offline, frequency change approved.
Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.
NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.
Por limitação da POSCON, SBRF não conta com ATIS; assim sendo, a TWR deve prestar a informação meteorológica para todas as aeronaves que partem, contendo as seguintes informações, e na ordem:
- pista em uso;
- direção e velocidade do vento, incluindo suas variações significativas;
- ajuste de altímetro
- temperatura
- visibilidade existente no setor de decolagem, ou valor do RVR correspondente à pista em uso; e
- hora certa
Fraseologia:
GLO1817, pista em uso 1-7 direita, vento 1-4-0º, 8KT, ajuste de altímetro 1-0-1-2, temperatura 2-8º, visibilidade 8km, hora certa 5-6'.
GLO1817, runway in use 1-7 right, wind 1-4-0º, 8KT, altimeter setting 1-0-1-2, temperature 2-8º, visibility 8km, time check 5-6'.
# | Data | Descrição | Autor |
---|---|---|---|
- | 15ABR22 | Criação do documento | Juvenal Gomes (1025243) |