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Brazil Division

SBRF [PT-BR]
Introdução
Revision: 17 Apr 2022
ICAO Nome Órgão ATC SSR Tipo de Operação
SBRF Guararapes - Gilberto Freyre TWR / GND / DEL 0201-0210 VFR / IFR

Propósitoimage.thumb.png.eb756f0aff31d9a9c98c81b1cdbb7063.png

Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto dos Guararapes (SBRF). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.

Abrangência

Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBRF, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.

Desvios Procedimentais

Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.

Posições Operacionais
Revision: 09 Apr 2022
Posição Indicativo de Chamada Frequência ID
Centro Centro Recife 125.400¹ RE1
128.800²

¹ - frequência primária

² - frequência secundária

Autorização ATC
Revision: 09 Apr 2022

As aeronaves VFR decolando de SBRF sempre serão autorizadas, após livrar o circuito de tráfego, a voar DCT para a posição CAIS DE SANTA RITA (para ingresso na REA ITAMARACÁ), ou para a posição LAGOA AZUL (para ingresso na REA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ou na REA SUAPE).

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SOMENTE após coordenação entre TWR e APP RECIFE (ou ACC, caso o APP esteja offline), uma aeronave pode ser autorizada a voar para outra posição após a decolagem.

Gerenciamento de Solo
Revision: 18 Apr 2022
  Limitação de WINGSPAM
  Manobra de 180º sobre a pista
  Restrição para ACFT CIVIS
  Operação Simultânea na RWY e nas TWY paralelas
  Hangares
  Posições de estacionamento
  Instrução após o pouso
  Partida de parte intermediária da RWY
Gerenciamento do Circuito de Tráfego
Revision: 15 Apr 2022

Coordenação com o APP WF

Sempre que um tráfego estiver evoluindo no circuito de tráfego de SBRF, e o APP WF estiver online, as manobras de 360º na perna do vento, ou as de estender a perna do vento, devem ser IMEDIATAMENTE coordenadas com o APP.

Restrições no Circuito de Tráfego

Normalmente, as CHEGADAS para o Circuito de Tráfego dar-se-ão pelas posições:

  • Cais de Santa Rita;
  • Lagoa Azul; ou
  • outra posição previamente coordenada entre o APP e a TWR

Já as SAÍDAS do Circuito de Tráfego irão obedecer o que está previsto neste capítulo, em PARTIDAS VFR.

Transferência de Controle
Revision: 15 Apr 2022

Com controle adjacente online

As aeronaves VFR partindo, serão instruídas a chamar o APP WF, ou o ACC RE, quando o APP estiver offline, quando estiverem ingressando nas REA.

NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.

Sem controle adjacente online

Caso não tenha APP WF, ou ACC RE, online, a TWR deve autorizar a troca de frequência, após a aeronave livrar a CTR RECIFE, utilizando a seguinte fraseologia:

Piloto -> Torre Recife, PTOZZ, passando a posição FORTE ORANGE.

Torre -> PTOZZ, o próximo controlador está offline, autorizado livrar a frequência.

Pilot -> Recife Tower, PTOZZ, passing FORTE ORANGE position.

Tower -> PTOZZ, the next controller is offline, frequency change approved.

NOTAM
Revision: 15 Apr 2022

Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.

NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.

Outras Informações
Revision: 15 Apr 2022

Por limitação da POSCON, SBRF não conta com ATIS; assim sendo, a TWR deve prestar a informação meteorológica para todas as aeronaves que partem, contendo as seguintes informações, e na ordem:

  1. pista em uso;
  2. direção e velocidade do vento, incluindo suas variações significativas;
  3. ajuste de altímetro
  4. temperatura
  5. visibilidade existente no setor de decolagem, ou valor do RVR correspondente à pista em uso; e
  6. hora certa

Fraseologia:

GLO1817, pista em uso 1-7 direita, vento 1-4-0º, 8KT, ajuste de altímetro 1-0-1-2, temperatura 2-8º, visibilidade 8km, hora certa 5-6'.

GLO1817, runway in use 1-7 right, wind 1-4-0º, 8KT, altimeter setting 1-0-1-2, temperature 2-8º, visibility 8km, time check 5-6'.

Changelog
Revision: 16 Apr 2022
# Data Descrição Autor
- 15ABR22 Criação do documento Juvenal Gomes (1025243)
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