Brazil Division
ICAO | Nome | Órgão ATC | SSR | Tipo de Operação |
---|---|---|---|---|
SBSP | Congonhas | TWR / GND / DEL | 0201-0210 | VFR / IFR |
Propósito
Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto de Congonhas (SBSP). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.
Abrangência
Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBSP, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.
Desvios Procedimentais
Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.
Posição | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
Torre | Torre São Paulo | 127.150 | SP1 |
Controle Helicóptero | 118.350 | SP11 | |
Solo | Solo São Paulo | 121.900 | SP2 |
Tráfego | Tráfego São Paulo | 120.600 | SP3 |
ATIS | ATIS | 127.650 | ATIS |
Posição | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
Controle | Controle São Paulo | 129.000 | XP1 |
Controle VFR | 129.500 | XP2 |
Posição | Callsign | Indicativo de Chamada | Frequência | ID |
Centro | SBCW_ACC | Centro Curitiba | 124.4¹ / 128.400² | CW1 |
SBBS_ACC | Centro Brasília | 126.750 | BS1 |
¹ - frequência primária
² - frequência secundária
Independente de ter, ou não, APP XP ou ACC CW online, as SID a serem pagas na Autorização ATC devem seguir o quadro da aba SID desta categoria. Exceto se, após coordenação, uma SID diferente precise ser dada. Tal procedimento visa reduzir a coordenação entre as posições ATC e consequentemente a carga de trabalho.
Hangares
Observe o mapa ao lado para conhecer a localização dos hangares de SBSP. O nome deles pode ser usado durante as comunicações para facilitar a indicação de estacionamento de uma determinada aeronave.
Posições de Estacionamento
As posições do PÁTIO 3 de SBSP (gate 1 ao 16) serão destinados às aeronaves comerciais narrow-body (A320, B737, E190...). Assim como as posições de 17 a 29 do PÁTIO "A300".
Para as aeronaves comerciais que não utilizam gate (ATR, C208, E145, CRJ...), deve-se utilizar as posições de 13 a 29.
Para as aeronaves de aviação geral, que não possuem HANGAR de estacionamento, os pátios 1 e 2 devem ser utilizados. Como não há numeração das posições deste pátios, a expressão "posição a seu critério" deve ser utilizada, como no exemplo abaixo:
TWR -> PSEYA, no solo aos 03', livre a esquerda e prossiga o taxi via Q e S e chame o Solo São Paulo em 121.9.
Piloto -> Solo São Paulo, PSEYA, taxiando via Q e S para o pátio 1.
GND -> PSEYA, prossiga via Q e S, pátio 1, posição a critério.
TWR -> PSEYA, on the ground at 03', vacate the runway to the left and taxi via Q and S. Contact São Paulo Ground at 121.9.
Pilot -> São Paulo Ground, PSEYA, taxiing via Q and S to apron 1.
GND -> PSEYA, continue taxi via Q and S, apron 1, position at your discretion.
Pushback no PÁTIO 3
A taxiway M, no PÁTIO PRINCIPAL, deve servir de apoio às operações de pushback e taxi, para dar agilidade ao fluxo aéreo.
Normalmente, as aeronaves estacionadas nas posições de 1 a 15 serão instruídas a efetuarem o pushback para a "faixa N", como no exemplo a seguir:
Piloto -> Solo São Paulo, GLO9923, posição 5, pronto para o pushback e acionamento.
GND -> GLO9923, livre pushback e acionamento na taxiway N, chame para o taxi.
Pilot -> GLO9923, stand 5, ready to pushback and start up.
GND -> GLO9923, pushback and startup approved on N taxiway, report to taxi.
O procedimento acima só poderá ser feito quando envolver duas aeronaves com envergadura igual ou inferior a 36 metros (A320, B737, E190, C25C, LJ45, PA34 ou menores).
Já o pátio "A300" conta com 3 faixas de rolagem (W, Y e X) que podem ser utilizadas para o pushback. Contudo, NORMALMENTE, as aeronaves estacionadas das posições 17 a 23 realizarão o pushback limitadas à taxiway W; e as aeronaves estacionadas das posições 24 a 29 realização limitadas à taxiway X.
Tal procedimento, no pátio "A300" também deve atender à exigência de envergadura menor do que 36 metros, assim como no pátio principal.
Estacionamento de helicópteros
A maior parte dos estacionamentos de helicópteros em SBSP ocorrem nos hangares particulares, contudo, a administração aeroportuária reserva alguns locais para o estacionamento deste tipo de aeronave. O primeiro, é o pátio "militar" (oficialmente chamado de "pátio do pavilhão"), ao lado da posição 1, no pátio principal. Para lá que são destinados os helicópteros militares, e apenas eles. Os demais helicópteros, que não possuam hangar de estacionamento, devem ser destinados ao estacionamento de helicópteros, na parte leste do aeroporto, em frente a taxiway Q.
Decolagem e pouso de helicópteros
É PROIBIDA a operação de decolagem/pouso de helicóptero em local que não seja as pistas de pouso e decolagem.
Taxiway "S"
O ATC deve se atentar para as seguintes limitantes da taxiway "S" (lado leste do aeroporto):
- Máxima envergadura permitida 24 metros (MAX SPAM 24M); e
- Velocidade máxima de 15kt na taxiway.
Taxiway "O"
O ATC deve se atentar para a seguinte limitante da taxiway "O" (lado leste do aeroporto):
- Máxima envergadura permitida 24 metros (MAX SPAM 24M).
Instrução após o pouso
Quando a ACFT estiver na final, a TWR deve questionar qual será o local de estacionamento. A TWR deve então repassar tal informação para o GND SP.
A TWR SP irá transmitir as seguintes informações no momento do pouso de uma aeronave, nesta ordem:
- matrícula da aeronave;
- hora de pouso;
- taxiway a ser utilizada para livrar a pista;
- instrução de taxi após livrar, para evitar ocupação desnecessária em taxiway de saída da pista;
- frequência do solo para chamar após livrar.
TWR -> PROMX, solo aos 28', livre a pista pela esquerda, autorizado taxi via Q e S, ao livrar, chame o Solo São Paulo em 121.9.
TWR -> PROMX, on ground at 28', vacate to the left, cleared taxi via Q and S, after vacating, contact São Paulo Ground, frequency 121.9.
Quando a aeronave entrar em contato com o Solo São Paulo, as taxiway de taxi serão reforçadas pelo solo, e o hangar de destino (ou box de estacionamento) será informado.
GND -> PROMX, autorizado taxi via Q e S para o hangar VOAR 1.
GND -> PROMX, cleared taxi via Q and S to VOAR 1 hangar.
As taxiway informadas pela TWR na hora do pouso devem atender aos seguintes critérios:
PISTA UTILIZADA | HANGAR DE DESTINO | INSTRUÇÃO DE TAXI APÓS LIVRAR |
---|---|---|
RWY 17L | LADO LESTE | TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY S |
LADO OESTE | TWY de livramento | |
RWY 17R | LADO LESTE | TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY M (se o tráfego livrar na H, ou F), ou TWY L (se livrar na I, J ou K) |
LADO OESTE | TWY de livramento | |
RWY 35R | LADO LESTE | TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY S |
LADO OESTE | TWY de livramento | |
RWY 35L | LADO LESTE | TWY de livramento |
LADO OESTE | TWY de livramento [a critério da TWR, em coordenação com o GND] + TWY M (se o tráfego livrar na H, ou F), ou TWY L (se livrar na I, J ou K) |
Exemplos:
-
Tráfego pousando na RWY35L, com destino ao HANGAR VOAR 3
- "PTOMX, solo aos 50', livre pela direita, autorizado taxi via B até o ponto de espera da RWY35R";
-
Tráfego pousando na RWY17R, com destino ao box 3
- "GLO1829, solo aos 51', livre pela direita, autorizado taxi via I e M, ao livrar, chame o Solo São Paulo em 121.9".
NOTA: devido ao tempo de taxi dos tráfegos que livrarem na taxiway Q (para o ESTACIONAMENTO DE HELICÓPTEROS), ou na taxiway S (para o PÁTIO 1, ou para o TAM EXECUTIVA 1), ou na taxiway E ou F (para o PÁTIO DO PAVILHÃO), a TWR irá instruir os tráfegos a MONITORAREM o GND SP em 121.9, conforme o exemplo a seguir:
TWR -> FAB2501, solo aos 28', livre a pista pela esquerda, autorizado taxi via F e M para a posição 2A (pátio do pavilhão), ao livrar, MONITORE o Solo São Paulo em 121.9.
TWR -> FAB2501, on ground at 28', vacate to the left, cleared taxi via F and M to box 2A, after vacating, monitor São Paulo Ground, frequency 121.9.
Partida de parte intermediária da RWY
Conforme instrução do DECEA, sempre que a sugestão/instrução de decolagem de parte intermediária da RWY partir do ATC, a quantidade remanescente de pista deve ser informada. Para isso, deve-se observar o gráfico abaixo:
Coordenação com o APP XP
Sempre que um tráfego estiver evoluindo no circuito de tráfego de SBSP, e o APP XP estiver online, as manobras de 360º na perna do vento, ou as de estender a perna do vento, devem ser IMEDIATAMENTE coordenadas com o APP.
Restrições no Circuito de Tráfego
Normalmente, as CHEGADAS para o Circuito de Tráfego obedecerão as entradas previstas na VAC, pelas posições:
- Washington Luís;
- Maria Maluf;
- Clube Sírio.
Já as SAÍDAS do Circuito de Tráfego irão obedecer ao que está previsto neste capítulo, em PARTIDAS VFR.
Com controle adjacente online
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Os tráfegos VFR serão, normalmente, transferidos para a TWR SP quando a 1 minuto para ingresso na CTR SÃO PAULO.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP XP, ou ACC CW, online, a TWR deve começar a estabelecer contato, através da frequência GUARD (121.5), com o tráfego VFR chegando quando a 2 minutos para ingresso na CTR SÃO PAULO.
A Área de Controle Helicóptero está localizada dentro da CTR SAO PAULO (Classe D, do GND até 3600FT; e controlada pela TWR SP). Na vida real, tal porção do espaço aéreo é controlada pelo "HELI CONTROL" (subdivisão da TWR SP), na frequência 118.35. Contudo, devido as características dos tráfegos atuais da POSCON, o HELI CONTROL estará desativado e agrupado à TWR SP (o que não proíbe ativações futuras e/ou temporárias).
A área de Controle Helicóptero é um retângulo que se estende do eixo da final da RWY17, com 2,5NM para cada lado do eixo, e 6NM para a final (como na imagem ao lado. Clique nela para ampliar).
Nesta região, a TWR SP deverá emitir autorizações e restrições para que os helicópteros não conflitem com os tráfegos pousando na RWY17, ou decolando da RWY35.
Separação composta poderá ser aplicada na aproximação final da RWY 17 e/ou rampa de decolagem da RWY 35 de SBSP, entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na Área de Controle de Helicópteros. Separação composta mínima a ser empregada: 2,5 NM X 500 FT.
Muitos helipontos estão situados na área de controle helicóptero. Para facilitar a consciência situacional, foram criados setores numerados de A1 a A6 (lado esquerdo), e B1 a B6 (lado direito). Portanto, tais quadrantes podem ser utilizados na fonia para ajudar os envolvidos a se localizarem. Como no exemplo a seguir:
TWR SP -> PTOMS, confirme o quadrante de destino.
Piloto -> O destino é o Edifício Birmann 21, no quadrante A4, próximo à marginal Pinheiros.
TWR SP -> PTOMS, confirm your destination quadrant.
Pilot -> It's on Birmann 21 building, on the A4 quadrant. Near the Pinheiro marginal.
Outro exemplo em que podemos utilizar os quadrantes é para a informação de tráfego:
TWR SP -> PPMMZ, mantenha espera no quadrante A3, informo um AS50 do quadrante A2 para o B2.
TWR SP -> PPMMZ, maintain position on A3 quadrant. I inform an AS50, on the A2 quadrant to B2 inbound.
Para fins de informação, cada quadrante da Área de Controle Helicóptero tem 1NM de altura, e 2,5NM de comprimento.
TODO HELICÓPTERO QUE FOR EVOLUIR NA ÁREA DE CONTROLE HELICÓPTERO deve entrar em contato com a TWR SP. Casos excepcionais podem ocorrer após PRÉVIA COORDENAÇÃO entre os envolvidos.
Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.
NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.
Sempre que a intensidade do vento em SBSP estiver MENOR OU IGUAL a 5kt, a RWY17 deverá ser utilizada como PISTA PREFERENCIAL. Exceto nos casos em que possa ocorrer ganho operacional, e seja previamente acordado com o APP XP, a RWY35 poderá ser utilizada no referido caso.
Os seguintes pontos devem ser observados quando do início do procedimento de Aproximação Perdida de uma aeronave IFR pousando:
- coordenar IMEDIATAMENTE com o APP XP, ou ACC CW (caso o APP esteja offline), quando a TWR SP perceber que a aeronave está iniciando aproximação perdida;
- não modificar, EM HIPÓTESE ALGUMA, o procedimento de aproximação perdida da aeronave;
- transferir o tráfego para o APP XP, ou para o ACC CW (caso o APP esteja offline); ou autorizar troca de frequência, caso não tenha próximo controlador online, o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL;
- entender que a carga de trabalho da tripulação durante o procedimento de aproximação perdida pode estar elevado; causando respostas mais lentas às solicitações e instruções ATC.
A Torre SP só poderá receber plano de voo via fonia para aeronaves em operação SAR, e outras previstas em regulamento oficial do DECEA.
NOTA: equipara-se à operação SAR, as aeronaves em missão de radio patrulhamento.
Por limitação da POSCON, SBSP não conta com ATIS; assim sendo, a TWR deve prestar a informação meteorológica para todas as aeronaves que partem, contendo as seguintes informações, e na ordem:
- pista em uso;
- direção e velocidade do vento, incluindo suas variações significativas;
- ajuste de altímetro
- temperatura
- visibilidade existente no setor de decolagem, ou valor do RVR correspondente à pista em uso; e
- hora certa
Fraseologia:
GLO1817, pista em uso 1-7 direita, vento 1-4-0º, 8KT, ajuste de altímetro 1-0-1-2, temperatura 2-8º, visibilidade 8km, hora certa 5-6'.
GLO1817, runway in use 1-7 right, wind 1-4-0º, 8KT, altimeter setting 1-0-1-2, temperature 2-8º, visibility 8km, time check 5-6'.
# | Data | Descrição | Autor |
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- | 20MAR22 | Criação do documento | Juvenal Gomes (1025243) |