Brazil Division
ICAO | Nome | Órgão ATC | SSR | Tipo de Operação |
---|---|---|---|---|
SBRF | Guararapes - Gilberto Freyre | TWR / GND / DEL | 0201-0210 | VFR / IFR |
Este documento descreve os procedimentos a serem utilizados pelo Serviço de Tráfego Aéreo do Aeroporto dos Guararapes (SBRF). Os procedimentos descritos aqui são suplementares aos procedimentos aplicados pelo DECEA.
Abrangência
Estes procedimentos devem ser observados e aplicados a todos os membros que estiverem operando em SBRF, especialmente ao ATC, mas não exclusivamente.
Desvios Procedimentais
Situações excepcionais, ou incomuns, podem necessitar de desvios procedimentais, ou procedimentos complementares aos relacionados a seguir. Para tais situações, é extremamente importante que se utilize o bom senso para que se encontre a solução mais adequada.
As aeronaves VFR decolando de SBRF sempre serão autorizadas, após livrar o circuito de tráfego, a voar DCT para a posição CAIS DE SANTA RITA (para ingresso na REA ITAMARACÁ), ou para a posição LAGOA AZUL (para ingresso na REA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ou na REA SUAPE).
SOMENTE após coordenação entre TWR e APP RECIFE (ou ACC, caso o APP esteja offline), uma aeronave pode ser autorizada a voar para outra posição após a decolagem.
Limitação de WINGSPAM
O ATC deve se atentar para as seguinte limitante nas TWY:
- Máxima envergadura permitida 36 metros (MAX SPAM 36M) nas TWY G e K;
- Máxima envergadura permitida 15 metros (MAX SPAM 15M) nas TWY P N.
Manobra de 180º sobre a pista
Giro de 180DEG de ACFT do porte de FOKKER 100, BOEING 737, ou maiores, somente nas THR
Restrição para ACFT CIVIS
A TWR RF deve observar a proibição para ACFT CIVIS de circulação no lado OESTE do aeroporto (ver imagem ao lado).
Operação Simultânea na RWY e nas TWY paralelas
Quando SBRF estiver operando em IMC, é PROIBIDA a operação SIMULTÂNEA de pouso ou decolagem na RWY18/36 e taxi nas TWY D, K e M; entre uma aeronave com envergadura igual ou superior a 36 metros, e outra aeronave com envergadura maior ou igual a 24 metros.
Por exemplo: um A330 da Azul (60 metros de envergadura) pousando na RWY18, e um B737 da Gol (36 metros de envergadura) solicitando taxi. Como uma aeronave tem mais do que 36 metros, e a outra tem mais do que 24 metros, tal operação não pode ocorrer. Assim, o 737 da gol teria que aguardar o pouso do A330 da Azul para que o seu taxi fosse autorizado. Lembrando que tal regra vale apenas quando o aeródromo estiver operando IMC (visibilidade menor do que 5KM, ou teto menor do que 1500ft).
É importante que o ATC de SBRF perceba a complexidade de tal restrição. Para evitar penalizações demasiadas, ou gasto de combustível desnecessário, solicitações de pushback e acionamento devem ser negadas até que o tempo de espera não seja maior do que o minimamente aceitável.
Hangares
Observe o mapa ao lado para conhecer a localização dos hangares de SBRF. O nome deles pode ser usado durante as comunicações para facilitar a indicação de estacionamento de uma determinada aeronave.
Posições de estacionamento
Os seguintes critérios devem ser observados para determinação do pátio de estacionamento:
- PÁTIO 1
- Aeronaves gerais de pequeno e médio porte que não irão estacionar nos hangares;
- aeronaves comerciais de pequeno porte;
- helicópteros que não irão estacionar nos hangares.
- PÁTIO 2
- Comerciais de médio e grande porte;
- aeronaves gerais de grande porte;
- aeronaves de carga.
- PÁTIO 3 e 4
- Aeronaves militares.
Quando uma aeronave for estacionar no pátio 2, a TWR RF irá determinar uma posição específica de estacionamento. Vale lembrar que, na vida real, tal procedimento é feito pela Administração Aeroportuária. A ideia é adaptar isto para o nosso mundo da simulação. Assim sendo, os seguintes critérios devem ser observados para determinar a posição de estacionamento no pátio 2:
Tipo de voo Aeronave usa finger? Internacional Tamanho Posições COMERCIAL NÃO NÃO Qualquer 1 a 5 SIM Médio 6 a 13 Grande 10 e 13 SIM Médio 14 a 16 SIM Grande 16 GERAL NÃO Qualquer Grande 1 a 5 CARGA NÃO Qualquer Qualquer 17 a 21 Como não há numeração das posições expressas na PDC dos pátios 1, 3 e 4, a expressão "posição a seu critério" deve ser utilizada, como no exemplo abaixo:
TWR -> PSEYA, no solo aos 03', livre a esquerda e prossiga o taxi via B e P para o pátio 1, posição a critério.
TWR -> PSEYA, on the ground at 03', vacate the runway to the left and taxi via B and P to apron 1, position at your discretion.
Instrução após o pouso
Quando a ACFT estiver na final, a TWR RF deve questionar qual será o local de estacionamento. A TWR deve então repassar tal informação para o GND RF.
A depender do local de estacionamento da aeronave e da TWY que a ACFT livrar a pista, para minimizar a carga de trabalho da tripulação, e acelerar o livramento da pista, a TWR RF irá autorizar o taxi da ACFT sem que ocorra a transferência de comunicação para o GND RF. Para isso, é EXTREMAMENTE necessário, e IMPRESCINDÍVEL, que ocorra coordenação constante entre TWR e GND.
Na tentativa de padronizar algumas situações em que isso irá ocorrer, a TWR e o GND devem observar os seguintes critérios:
Tráfego conflitante nas TWY? TWY que livrou Local de estacionamento Transfere para o GND? SIM Qualquer Qualquer SIM NÃO C Qualquer SIM L Pátio 2 (posições de 6 a 15) NÃO B Pátio 1 e Hangares M Qualquer SIM D E F Pátio 3 NÃO G Pátio 4 J Qualquer SIM Qualquer outro caso que não esteja discriminado na tabela acima deve seguir o padrão (transferir após livrar para o GND). É importante frisar que o mais importante nesses casos é a coordenação estreita e contínua entre as posições.
Obs: Nos casos citados na tabela, quando a ACFT livrar a pista, a transferência de comunicação não é feita (a ACFT permanece na escuta da TWR), contudo, a transferência de controle sim (a ACFT passa a ser controlada pelo GND RF). Portanto, a palavra final será SEMPRE do GND RF, já que este é quem detém o CONTROLE da ACFT, mesmo que a comunicação ainda esteja com a TWR.
Como a TWR deve proceder:
- ACFT na final:
- Informa para o GND RF qual será o local de estacionamento informado pelo piloto;
- Caso a aeronave vá para o pátio 2, o GND RF é quem irá determinar a posição de estacionamento, seguindo a tabela neste documento;
- Quando a aeronave pousar, a TWR RF irá informar:
- matrícula;
- hora do pouso;
- TWY para livrar;
- TWY para taxiar até a posição (se for diferente da TWY de livramento);
- posição de estacionamento (ou "posição a critério", conforme os casos especificados neste documento); e
- reforçar que a ACFT deve permanecer na escuta da TWR até o corte (para evitar que a tripulação troque de frequência sem ser instruída a tal).
TWR RF -> AZU4224, solo aos 54', livre pela L, e prossiga via M para a posição 9. Mantenha a minha escuta até o corte.
TWR RF -> AZU4224, on the ground at 54', vacate via L taxiway, and proceed via M to stand 9. Remain on my frequency until the cutoff.
Partida de parte intermediária da RWY
Conforme instrução do DECEA, sempre que a sugestão/instrução de decolagem de parte intermediária da RWY partir do ATC, a quantidade remanescente de pista deve ser informada. Para isso, deve-se observar o gráfico abaixo:
Coordenação com o APP WF
Sempre que um tráfego estiver evoluindo no circuito de tráfego de SBRF, e o APP WF estiver online, as manobras de 360º na perna do vento, ou as de estender a perna do vento, devem ser IMEDIATAMENTE coordenadas com o APP.
Restrições no Circuito de Tráfego
Normalmente, as CHEGADAS para o Circuito de Tráfego dar-se-ão pelas posições:
- Cais de Santa Rita;
- Lagoa Azul; ou
- outra posição previamente coordenada entre o APP e a TWR
Já as SAÍDAS do Circuito de Tráfego irão obedecer o que está previsto neste capítulo, em PARTIDAS VFR.
Com controle adjacente online
As aeronaves VFR partindo, serão instruídas a chamar o APP WF, ou o ACC RE, quando o APP estiver offline, quando estiverem ingressando nas REA.
NOTA: a transferência pode ocorrer em outro ponto, desde que anteriormente coordenado entre APP (ou ACC, caso factível) e TWR.
Sem controle adjacente online
Caso não tenha APP WF, ou ACC RE, online, a TWR deve autorizar a troca de frequência, após a aeronave livrar a CTR RECIFE, utilizando a seguinte fraseologia:
Piloto -> Torre Recife, PTOZZ, passando a posição FORTE ORANGE.
Torre -> PTOZZ, o próximo controlador está offline, autorizado livrar a frequência.
Pilot -> Recife Tower, PTOZZ, passing FORTE ORANGE position.
Tower -> PTOZZ, the next controller is offline, frequency change approved.
Utilize sempre o AISWEB para consular os NOTAM vigentes.
NOTA: O que deve prevalecer sempre é o bom senso. Caso o piloto solicite a não simulação de um NOTAM, e isso não atrapalhe a simulação dos demais, tal solicitação DEVE ser atendida. Problemas pontuais devem ser reportados ao nosso time de staff.
Por limitação da POSCON, SBRF não conta com ATIS; assim sendo, a TWR deve prestar a informação meteorológica para todas as aeronaves que partem, contendo as seguintes informações, e na ordem:
- pista em uso;
- direção e velocidade do vento, incluindo suas variações significativas;
- ajuste de altímetro
- temperatura
- visibilidade existente no setor de decolagem, ou valor do RVR correspondente à pista em uso; e
- hora certa
Fraseologia:
GLO1817, pista em uso 1-7 direita, vento 1-4-0º, 8KT, ajuste de altímetro 1-0-1-2, temperatura 2-8º, visibilidade 8km, hora certa 5-6'.
GLO1817, runway in use 1-7 right, wind 1-4-0º, 8KT, altimeter setting 1-0-1-2, temperature 2-8º, visibility 8km, time check 5-6'.
# | Data | Descrição | Autor |
---|---|---|---|
- | 15ABR22 | Criação do documento | Juvenal Gomes (1025243) |